24jan
Em: 24/01/2018

O secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, deputado Christino Aureo, recebeu na tarde desta terça-feira em seu gabinete, no Palácio Guanabara,  o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar. Na pauta, melhorias para a população do município e novos cenários para a economia da região. Para Christino Áureo, com a homologação do Plano de Reajuste Fiscal, o governo do estado começará a respirar. Além de ter conseguido colocar o pagamento dos servidores em dia, ele acredita que haverá alguns investimentos fundamentais para o desenvolvimento do estado e melhorias para Rio das Ostras.

– Esse plano foi muito difícil de ser elaborada, pois o estado do Rio foi o primeiro a propor e aderir a esta legislação que servirá para diversos outros estados do país. O governador Pezão e todos nós da sua equipe, estivemos debruçados para conquistar este socorro para as cofres públicos. Nossa arrecadação sofreu uma queda brutal, especialmente pela crise do petróleo. Hoje, o segmento começa a dar ares de recuperação, e com suspensão do pagamento das dívidas por parte do estado, teremos um fluxo de caixa menos justo em 2018 – ressaltou o secretário.

Christino Áureo fez questão de ressaltar que não será um ano de grandes investimentos.

– Estamos iniciando o nosso ponto de virada, 2018 ainda será um ano muito difícil mas todos os analistas econômicos enxergam uma recuperação da economia. O setor petrolífero vem reagindo bem e as medidas que tomamos para atração de novos investimentos já refletem no mercado offshore. Outras ações importantes como a chamada Lei da Moda, que incentiva o segmento de confecções, assim como diversos outras legislações estão contribuindo para a retomada. Não podemos deixar de citar o investimento do Banco Mundial no programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável. São recursos que vão direto para o bolso do produtor – afirmou o secretário.

Christino acrescentou que é um momento para os municípios da região buscarem novos investimentos.

– Estou me colocando a disposição do prefeito para colaborar no que for possível –  Christino Áureo.

Na ocasião o prefeito fez uma série de reivindicações de melhorias para Rio das Ostras ao secretario, entre elas recuperação das RJ 106, no trecho entre Macaé e Rio das Ostras e da RJ 162, que liga Rio Dourado ao Centro do município.  Ele pediu ainda uma autonomia maior na delegação destas estradas estaduais que passam pelo perímetro urbano do município para melhorias de Rio das Ostras.

– Viemos aqui para solicitar a colaboração do secretário em áreas como educação, desenvolvimento e infraestrutura, mas viemos também agradecer a liberação de recursos para os nossos produtores rurais, assim como a recuperação e drenagem de estradas vicinais – afirmou Carlos Augusto.

PRODUTORES BENEFICIADOS

O Programa Rio Rural que visa o desenvolvimento da agricultura sustentável liberou em 2017 recursos na ordem de 120 mil reais para quase 30 produtores rurais. Segundo o secretario Christino Áureo, que idealizou o programa e lutou para que fosse mantido neste ano com recursos do Banco Mundial, em 2018, mais projetos serão contemplados.

– Lutamos muito pela  manutenção do Rio Rural  porque sei dos benefícios que  traz, não só para o agricultor familiar como para toda a sociedade. Hoje, mais de 80% dos alimentos que consumimos no dia-a-dia vêm da agricultura familiar. Apenas no Estado do Rio, o segmento  representa mais de 75% do total das propriedades rurais e são responsáveis por 58% dos postos de trabalho no campo. E o Rio Rural, além da produção, é importante porque promove a agricultura sustentável, ensinando técnicas de manejo agroecológicas que já promoveram mudanças no meio de produção rural no território fluminense nos últimos anos. Tenho muito orgulho de ter desenvolvido esse programa