News

Na luta pelo aeroporto de Macaé, audiência com o Presidente da República

Christino Aureo juntamente com empresários de diversos setores garantem apoio do governador
Empresários do setor de petróleo de Macaé participaram, nesta sexta feira (29), de audiência com o Governador do Estado Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de  Transportes,  Rodrigo Vieira, o Deputado Estadual Christino Áureo, e o Secretário Nacional de Aviação, Dario Rais Lopes, no  gabinete do Governador, no Palácio Guanabara.
Durante a reunião, agendada pelo deputado, os empresários apresentaram o manifesto em defesa da concessão conjunta dos aeroportos de Macaé e Vitória, no Espírito Santo, no bloco de investimentos anunciados pela Agência Nacional de Aviação Civil(ANAC), atualmente em avaliação no Tribunal de Contas da União(TCU).
Elaborado em resposta a proposta do Governador do Espirito Santo, Paulo Hartung, de separar o Bloco Sudeste no processo de concessão, o manifesto aponta a importância da presença do aeroporto macaense no bloco, considerando que a unidade é uma das mais movimentadas do interior do país e de importância fundamental para o segmento do petrolífero brasileiro .
De acordo com Christino, o município de Macaé representa cerca de 70% da atividade no país, portanto  necessita de um aeroporto estruturado para atender as demandas do segmento.  “É importante deixar claro que o modelo de concessão de aeroportos que juntou Macaé e Vitória é o único viável, resultado de um longo processo de estudos por parte do Governo Federal. Separar os dois aeroportos sob o argumento de que Vitória precisaria de menos investimentos no momento e que Macaé precisaria mais recurso da concessão é um pensamento errôneo.  O investidor já realizado  em Vitória foi feito pelo poder público federal, através da secretaria de aviação civil e da Infraero, bancado antes da concessão. Esse mesmo nível de investimento ainda não foi feito em Macaé, então, separar o bloco é como premiar, de alguma forma, aquele que já foi beneficiado por recursos que pertencem a todos”, declarou o deputado.
Durante a reunião, o governador entrou em contato com o Presidente da República  Michel Temer, solicitando o agendamento de uma reunião entre o presidente e os empresários do segmento. Temer se dispôs a recebe-los para confirmar o apoio ao edital estabelecido inicialmente, que prevê a concessão dos aeroportos de Macaé e Vitória. A reunião está pré-agendada para a próxima semana, com a presença do Ministro da Energia, Moreira Franco, Ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, do Governador Pezao e do deputado Christino Áureo.
Também participaram da audiência o subsecretário estadual de transportes, Delmo Pinho, o coordenador aeroviário do Estado, Ricardo Lucas, o Coordenador de Infraestrutura da casa Civil, João Luiz, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Antônio Severino dos Santos, Gilson Freitas Coelho (Secretário Executivo da ABESpetro), Guilherme Braga de Abreu (Convention & Business Bureau), Leandro Souza Luzone Lima (Secretário Executivo IADC BRAZIL), Victor Paulo Peixoto da Silva, (Rede Petro- BC) e Evandro Capistrano Cunha, da Comissão Municipal da Firjan.