24maio
Em: 24/05/2018

Nesta quarta-feira(24) o prefeito Leo Coutinho e os deputados Christino Áureo e Jair Bittencourt participaram de encontro com a presidente da Emater Stella Romanos. O objetivo do encontro foi levar reivindicações do município de Porciúncula, que sofreu com as chuvas do verão e as estradas rurais foram prejudicadas.

– Em parceria com o Sindicato Rural de Porciúncula viemos trazer a solicitação de máquinas e equipamentos para recuperar as vias vicinais. São mais de 550 quilômetros de estradas rurais no município e sem ajuda da Emater e do Estado é impossível recuperar todas em tempo hábil. Estamos contando com essa parceria para que possamos viabilizar a recuperação – afirmou o prefeito.

Segundo o prefeito o escoamento da produção e a qualidade de vida dos moradores está muito prejudicada com o estado das estradas. Porciúncula tem uma produção diversificada, mas a cafeicultura é o carro chefe da agricultura do município. Na ocasião, Christino Áureo destacou o trabalho que tanto ele quanto do Jair Bittencourt desenvolveram em prol do fortalecimento da cadeia produtiva do café.

– Uma parceria da Agricultura, prefeituras e Sebrae está desenvolvendo a produção de café de todo Noroeste. O projeto, que prevê ações até 2019, está capacitando produtores e oferecendo assistência técnica para o desenvolvimento da cultura na região, especialmente focada na produção de cafés especiais. Hoje, o Noroeste responde pela produção anual de 250 mil sacas de café beneficiado, envolvendo mais de dois mil e quinhentos produtores em área superior a 10 mil hectares, e Porciuncula ocupa lugar de destaque na produção – avaliou Christino.

Para Jair Bittencourt parcerias como esta são fundamentais para aumentar a produção rural do estado.

– Ao desenvolvermos projeto com os estes parceiros, estamos aumentando as oportunidades para os produtores e fortificando a economia da região – disse Bitterncourt.

O Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café da Região Noroeste Fluminense conta ainda com o apoio do Sindicato Rural de Porciúncula, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).