25jul
Em: 25/07/2018

Município que representa o cinturão verde do Estado do Rio, responsável, junto a Nova Friburgo, por 90% da produção das folhosas fluminenses, receberá máquinas e equipamentos para recuperar as estradas rurais, graças ao programa Estradas da Produção. A informação foi passada durante encontro entre o deputado Christino Áureo, o prefeito Vinicius Claussen e a presidente da Emater-RJ, Stella Romanos.

– Esse é um pleito importante não só para a economia de Teresópolis, mas para todo o estado visto que o município é um importante fornecedor de alimentos para mesa dos consumidores fluminenses. Nós já havíamos passado essa demanda para a secretaria estadual de Agricultura, e agora, junto com o prefeito, obtivemos a grata informação de que as máquinas chegarão nas próximas semanas. Teresópolis vem enfrentando uma série de dificuldades nos últimos anos e é grande a nossa satisfação ao ver que o prefeito está engajado. Com certeza marcará uma fase de reversão na trajetória de desenvolvimento do município – avaliou Christino Áureo.

Na ocasião, o prefeito destacou que a agricultura de Teresópolis responde por 40% do PIB do município.

– Essa ação do deputado será muito importante. Teresópolis conta hoje com mais de 850 km de estradas vicinais e aproximadamente 6 mil famílias vivem da produção agrícola. É um segmento importante para a nossa economia. Essa ajuda chegará na hora certa. Recuperar as estradas rurais não só é fundamental para o escoamento da produção, mas também para melhorar a vida dos moradores das áreas rurais – ressaltou Claussen.

Além da recuperação de estradas pelo programa Estradas da Produção, o prefeito e o deputado conversaram sobre outras necessidades como o recapeamento da RJ-130, mas conhecida como TereFri, ações de desenvolvimento econômico, agricultura e melhorias na RJ-242, rodovia que liga a TereFri ao município de Sumidouro.

– Recentemente o DER-RJ fez a operação tapa-buraco na TereFri, uma reivindicação minha,  mas venho destacando ao órgão que é necessário iniciar obras de recapeamento tanto nesta rodovia quanto na RJ-242. Estas ações já estão em fase de projeto, pois já conversamos sobre esses pleitos com o governador e com o presidente do DER-RJ. Em breve deveremos ter boas notícias.

Ao fim do encontro, o prefeito relembrou o trabalho do deputado pela recuperação da Agricultura no município, após o desastre climático de 2011.

– Christino conhece bem Teresópolis e já realizou trabalhos importantes para o município. A sua colaboração será importante para nós – afirmou.

O encontro contou com a participação ainda do secretário municipal de Agricultura , José Carlos da Estufa,  e seu subsecretário Fernando Mendes, subsecretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Marques,  Subsecretária de Gestão da Casa Civil, Deisy Oliveira e o ex-vereador, Fabinho Filé.