27set
Em: 27/09/2018

Área do entorno do NATA, passará a contar com um condomínio industrial da Codin 

Na noite desta terça-feira (25), o clube Recreativo Trindade, em São Gonçalo reuniu centenas de pessoas em torno da candidatura do deputado Christino Áureo, candidato a deputado Federal, e Dr. Serginho, candidato a deputado estadual. Sob a coordenação de Teteco, os deputados defenderam as suas plataformas e prestaram contas de suas ações.

Christino Áureo, que está em seu terceiro mandato como deputado estadual e esteve à frente de secretarias estaduais diferentes como Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Casa Civil durante cinco gestões, ressaltou seu trabalho pela implantação do Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos, o NATA. A escola que alia ensino médio ao profissionalizante conta com a parceria do Grupo Pão de Açúcar, que investiu na adaptação da antiga fábrica da CCPL para uma escola equipada com laboratórios, salas de informática e equipamentos de primeira linha para formar jovens de São Gonçalo para mercado de panificação e indústria láctea.

Durante o evento, o deputado destacou que, na última semana, tanto o prédio da escola, que ainda pertencia a massa falida da CCPL, quanto a área do entorno, tiveram homologada a desapropriação pelo poder judiciário. O objetivo agora é construir um condomínio industrial que vai gerar empregos no município.

– A partir de agora a área da fábrica pertence a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro e a escola passará a pertencer a secretaria estadual de educação, o que dá segurança jurídica para os projetos avançarem. Através de decreto, a Codin constituiu um condomínio industrial, o que permite que essa área sedie várias empresas. Portanto, além da escola, Colubandê vai abrigar um distrito industrial que vai oferecer oportunidade para o gonçalense trabalhar próximo de casa. – afirmou Christino Áureo.

Para Christino Áureo, esse é o coroamento da intervenção na CCPL, que ocorreu nos anos 2000 quando a maior cooperativa de laticínios do estado entrou em processo de intervenção judicial. A frente da pasta da agricultura estadual, Christino intercedeu na CCPL e agora consegue transformar essa área num espaço de capacitação de jovens e de geração empregos. A escola vai ser incorporada ao estado e no entorno haverá um loteamento para instalação de indústrias, a exemplo do que ocorre em diversos municípios como Duque de Caxias, Campos, Macaé e o bairro Campo Grande, na capital fluminense.