30maio
Em: 30/05/2018

Na última sexta-feira (25), o prefeito de São José do Ubá, Marcionílio Botelho, fez uma homenagem aos deputados Christino Áureo e Jair Bittencourt pelo empenho em liberar recursos para o programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável. Através de financiamento do Banco Mundial, o Rio Rural investiu R$ 4 milhões em projetos coletivos e individuais no município. Os recursos foram aplicados em projetos como reforma de Centros Comunitários, compra de trator com carreta tracionada, 16 mil caixas para transportar a produção, tanques de resfriamento de leite e equipamentos para beneficiamento de citrus. Mas segundo Christino Áureo, idealizador do programa, o maior legado que o Rio Rural está deixando é a mudança na forma de produzir. Só em S. José do Ubá, foram implantadas 45 áreas de recarga, 96 nascentes foram protegidas, 25 açudes revitalizados e matas ciliares foram recompostas.

– Hoje, o produtor sabe da importância de preservar nascentes, matas ciliares e implantarem áreas de recarga. Criamos esse programa para aliar a agricultura ao meio ambiente, hoje o seu grande mérito é aprodução de água. Produtores que seguem a cartilha do Rio Rural relatam que sofrem menos com a seca ao proteger suas nascentes. Por isso, quando vejo gente da cidade achando que o produtor não é afavor do meio ambiente, eu protesto. Se tem alguém que protege o meio ambiente.é o agricultor familiar. Eles sabem que a água é o nosso principal bem. Essa consciência está cada vez mais presente no nosso estado.

Na ocasião Christino, destacou também o engajamento do prefeito de São José do Ubá em prol dos agricultores, além da responsabilidade com as finanças públicas. Ele solicitou ainda que todos lutassem pela manutenção do programa, que nunca contou com recursos federais, apenas do Banco Mundial e do Tesouro Estadual.

– Nós precisamos lutar muito para que a partir de 2019, quando não teremos recursos do Banco Mundial, o governo federal abrace esse programa. Vamos lutar em Brasília pela sua manutenção. Tem um abaixo assinado circulando, peço que todos assinem para continuar a nossa luta por um programa tão importante quanto esse – finalizou o deputado.

Estiveram presentes o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; o ex-prefeito do município, Josely Ferreira; o secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo; a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos; os vereadores de São José do Ubá, Cané e Mirso e de Itaperuna, Sinei “Torresmo”; o secretário executivo do programa Rio Rural, Nelson Teixeira; a supervisora local do escritório da Emater, Norma Lúcia Vieira; o diretor da Ceasa do município, Cirlei; o secretário municipal de Saúde, Marcelo Poeys e demais secretários do município e região, além dos demais vereadores do Noroeste.