News

Serra de Macaé contará com mais segurança no Carnaval

O secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Economico, deputado Christino Áureo, participou na manhã desta quinta-feira (09) da entrega de chaves do DPO de Glicério, Região Serrana de Macaé, ao lado do Comandante do 32º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel Marco Aurélio Ciarlini Guarabyra Vollmer, do presidente da Associação de Moradores de Glicério, Hyago Dornelles, do secretário de infraestrutura, Célio Chapeta, e demais autoridades. Na ocasião Christino Áureo ressaltou a importância da iniciativa das associções de moradores serranas de se unirem e conseguirem mobilizar a sociedade para a implantação da unidade.

– Fiquei muito bem impressionado com a obstinação do Hyago e todas as associações serranas em conquistar esse DPO para a Serra Macaense. Essa região de rara beleza não pode se transformar em rota de bandidos. A iniciativa é um exemplo para toda sociedade, um motivo de alegria e inspiração para todos nós – afirmou Christino Áureo.

Hyago, junto com os presidentes das associações de Trapiche e Córrego do Ouro, mobilizaram todos os moradores e conseguiram a cessão do banheiro público da praça de Glicério para abrigar o DPO. Um morador arquiteto fez o projeto, a comunidade comprou o material de construção para a reforma e fizeram até um chá de panela para equipar o local com todo o conforto para receber o efetivo da polícia militar. O presidente da Associação de Glicério procurou as autoridades, reunindo apoiadores.
– Só queria agradecer a prefeitura e ao Governo do Estado, na pessoa do deputado Christino, que nos apoiaram e permitiram esse sonho se realizar. Minha palavra hoje é gratidão. Essa é uma conquista que vamos levar para nossos filhos. Uma demonstração que a nossa comunidade unida pode conquistar muitas coisas. Agradeço a todos os moradores que não mediram esforços para que esse local fosse implantado, – disse Hyago.

O comandante do 32º batalhão explicou sobre a parceria com a Guarda Municipal, que ficará de plantão no DPO, duas viaturas da policia ficarão responsáveis pela ronda e uma picape estará de prontidão para ir aos locais de mais dificil acesso.

– Peço a contribuição da população para que comunique-se pelo telefone ou vá até o DPO quando perceberem algum delito. Isso irá ajudar a mantermos a Serra macaense segura nesse Carnaval, – afirmou Vollmer.

Christino Áureo acrescentou que com os avanços do plano de recuperação fiscal o governo do Estado pode investir mais ainda em segurança.

– O orçamento da segurança pública equivale a 1/3 da arrecadação estadual com ICMS, aproximadamente R$ 11 bilhões. Não é falta de investimento, mas a polícia não pode ficar sozinha no combate a violência, é preciso unir forças federais e municipais para chegarmos a uma qualidade de vida que a população merece. Estamos melhorando o efetivo policial no município, mas precisamos do esforço de todos – afirmou.

Ele acrescentou que nesta semana o governo estará pagando o RAS, que é um adicional para o policial trabalhar nos seus horários de folga, já que 4 mil policiais se aposentaram no último ano. Esta ação permite aumentar o efetivo da PM. Mesmo assim o estado fluminense ostenta indicadores melhor do que a maioria dos estados do pais. Quando se leva em conta o número de policiais por habitante, o Rio possui um dos melhores indices.

O Batalhão de Macaé comunica, que em casos de delitos, os moradores da serra podem ligar para os telefones 190, ou para (22) 2765 7296.