Perfil

Christino acredita que promover o investimento nas mais diversas áreas da economia é o caminho para fortalecer, gerar emprego e desenvolver todas as regiões do Estado do Rio. Mesmo diante da maior crise financeira da história, Christino assumiu o desafio de trabalhar incansavelmente para criar caminhos e saídas de uma situação que afligia toda a população, principalmente a mais carente. Foram muitas idas à Brasília, negociando formas de tirar as contas estaduais do vermelho e fazer com que os serviços essenciais fossem retomados e os salários dos servidores voltassem a ser pagos em dia. O programa de recuperação fiscal ajudou a virar uma página que custou muito a cada um de nós. Christino assumiu a responsabilidade de toda a negociação que permitiu ao estado encontrar caminhos para a recuperação econômica. Não foi fácil e há muito ainda a ser feito para darmos conta do desafio que une a todos nós, cidadãos fluminenses. E Christino vai continuar ao lado da população construindo soluções que ajudem a desenvolver, cada vez mais, o Estado do Rio em toda a sua plenitude.

Christino iniciou sua carreira profissional, há 40 anos, como funcionário concursado do Banco do Brasil. Desta forma, conseguiu criar com dignidade os seus filhos e construir uma carreira profissional reconhecida e respeitada também na vida pública. Foram três mandatos como Deputado Estadual e por cinco vezes convidado à função de Secretário de Estado. Christino sempre trabalha por cada um dos 92 municípios do estado, buscando estimular cada região, atraindo empresas, investimentos, buscando mediar conflitos e a encontrar soluções que contemplem a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

Formação

Possui formação de graduação e pós-graduação em áreas diversificadas ligadas a setores do agronegócio e também da indústria de transformação e infraestrutura em diferentes universidades, inclusive como pesquisador (Universidade Federal Fluminense – UFF, Medicina Veterinária; Universidade Federal de Lavras – UFLA, Administração Rural; Fundação Getúlio Vargas – FGV, Administração). É especializado em Políticas Públicas e Governo, pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Experiência

Tem vasta experiência no setor público, tendo sido, no plano municipal, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Piraí. No âmbito estadual, foi Coordenador de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, com atuação nas áreas de indústria, comércio, petróleo, energia, indústria naval, agronegócio, serviços, turismo e micro e pequena empresa. Participou da fundação da AgeRio – Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável pelo financiamento à produção do Estado, onde foi Conselheiro. Àtuou como Presidente da Emater-RJ e em seguida assumiu a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento do Interior onde implementou inúmeros programas estruturantes e setoriais, com destaque para o Rio Rural, em parceria com o Banco Mundial e a ONU/FAO, com foco no desenvolvimento sustentável, comércio justo e resgate da infraestrutura das regiões atendidas. Tem ampla experiência na negociação com organismo multilaterais, liderando negociações com o Bird, por exemplo, que resultaram na captação de aproximadamente R$ 600 milhões para investimentos em 72 municípios fluminenses atendendo a 50 mil famílias.

Ocupou a pasta da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico até abril de 2018, onde teve papel fundamental na luta para equacionar a crise econômica do Estado e equilibrar as finanças, com a implantação do Plano de Recuperação Fiscal. Criou a carteira Profissional do Empresário e, através da AgeRio, fomentou a expansão de diversas empresas no estado. Sob sua gestão, diversos setores obtiveram crescimento, como o automotivo e moda, e o segmento do petróleo iniciou a sua retomada.

Em Ação

Atualmente, exerce o seu terceiro mandato como deputado estadual, fazendo parte das seguintes Comissões: Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira; Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle; Minas e Energia. Sendo eleito pela primeira vez em 2006 e reeleito em 2010 e 2014, participou da formulação de leis que propiciaram a instalação e/ou expansão de inúmeras empresas em mais de 50 municípios, além de legislações que abrangem setores do Meio Ambiente, Educação, Saúde, Legislação Urbana, Infraestrutura entre outras. Defende ativamente os incentivos fiscais para atrair empresas e gerar empregos no Estado do Rio; elaborou a lei que destina 5% dos royalties do pré-sal para o Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised), sendo que do total investido em segurança pública, no mínimo 25% têm que ser aplicados em projetos sociais; defendeu a manutenção do Repetro (incentivos ao setor de petróleo); Rio Log (incentivos ao setor atacadista e de distribuiçao) e da Lei de Desenvolvimento do Interior (2% ICMS), entre outras.