26jul
Em: 26/07/2019

O informação foi passada pelo deputado a pesquisadores da Embrapa nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (26), o deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) visitou a unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Durante encontro com a chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Lourdes Cabras, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (TT) daquela unidade, Fernando Teixeira; a chefe de Transferência da Embrapa Solos, Petula Nascimento; a chefe de Transferência da Embrapa Agrobiologia, Ana Cristina Garofolo; e dos pesquisadores Helga Hissa e Murillo Freire, o deputado se comprometeu a buscar recursos para a pesquisa agropecuária, a fim de atender aos produtores do Estado do Rio.

– Estou levantando as necessidades dos pesquisadores, os investimentos nos programas para apoiá-los através das emendas parlamentares feitas ao orçamento enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional no segundo semestre. Vou destinar recursos para a pesquisa agropecuária para atender aos produtores do nosso Estado, informou o deputado federal.

Christino Áureo também destacou, no encontro, atenção especial a duas frentes: a ampliação de fontes de energias renováveis no Rio de Janeiro, tendo em vista o potencial do estado, e a continuidade das ações para o desenvolvimento rural sustentável nas microbacias hidrográficas iniciadas pelo programa Rio Rural, que atende aproximadamente 46 mil agricultores familiares.

– Fizemos um programa conjunto com a Embrapa quando era Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro. Um programa reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Banco Mundial com resultados excelentes, disse Christino.

Na avaliação do deputado, o papel da Embrapa para o desenvolvimento da agropecuária e da agroindústria brasileira tem sido fundamental tanto no Brasil, como no Estado do Rio de Janeiro.

– Temos três unidades no Estado do Rio: a do Jardim Botânico destinada à pesquisa de solos; a Embrapa Agrobiologia, em Seropédica e a Embrapa Agroindústria de Alimentos em Guaratiba. O trabalho desenvolvido nestas unidades é muito importante e tem contribuído para o desenvolvimento de várias cadeias produtivas na agricultura, na pecuária e na agroindústria- afirmou o deputado.