07nov
Em: 07/11/2019

O deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) é um dos signatários e o coordenador da região Sudeste da Frente Parlamentar Mista de Assistência Técnica e Extensão Rural (FATER), lançada nesta quinta-feira (7), na Câmara, com a presença da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O presidente da Frente é o deputado Zé Silva (SD-MG).

– A Frente Parlamentar Mista da Extensão Rural é fundamental para articular dentro da Câmara e do Senado um modelo que ponha fim a um debate. Há 20 anos ouço falar na recomposição das condições da extensão. A criação da Anater, por exemplo, foi uma grande esperança. No entanto, não vejo no orçamento federal, o gesto necessário. Quando falamos em assistência técnica e extensão rural, no estado do Rio, nós não fazemos discurso, mas apresentamos os fatos. E os fatos são que o governo do estado, especialmente na nossa gestão, na Secretaria de Agricultura, conseguiu reestruturar a carreira da extensão rural, fazer concurso, restituir uma remuneração digna, equipar a extensão com veículos, informática e reformar grande parte da rede de escritórios. Isso sim é demonstração de respeito pela extensão, e é isso que nós queremos ver no plano federal. Que o orçamento federal da extensão para apoiar os estados finalmente faça jus a isso. Foi por essa razão que apresentei, na Comissão de Agricultura, uma emenda no valor de R$ 250 milhões para que a gente possa fazer cumprir esse orçamento e distribuir esses recursos para todas as empresas de assistência técnica e extensão rural do Brasil- afirmou Christino.

Durante o evento, na Comissão de Agricultura, foi lançado também um Pacto para o Fortalecimento da ATER Pública Brasileira, que tem enfrentado tempos difíceis desde os anos 90, quando foi extinta a Embrater (Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural) até 2014 com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke; a coordenadora-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Lucia Morais Kinceler; o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães; o presidente da Anater, Ademar Silva Júnior; a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos; além de representantes da Contag, da CNA, OCB, Senar estavam entre os convidados.