29maio
Em: 29/05/2019

O Deputado Christino Áureo participou nesta segunda-feira (27) de um café da manhã que marcou o início das comemorações pelos 119 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A maior instituição de ciência, tecnologia e inovação em saúde da América Latina e uma das maiores do mundo, realiza um trabalho fundamental para a prevenção de doenças, desenvolvimento de medicamentos e muitas outras ações de prevenção e promoção da saúde no país.

Na ocasião a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, destacou a importância da aproximação do parlamento com a fundação, que necessita de recursos para as obras do campus Santa Cruz, onde será construído o Novo Centro de Processamento Final (NCPFI) do Instituto, um projeto fundamental para a produção de biológicos que abrirá caminho para a oferta de novos produtos para Sistema Único de Saúde (SUS) e em maiores quantidades. A obra já é considerada prioritária para o Ministério da Saúde e ela conta com o apoio dos parlamentares.

– Há uma demanda mundial pelas vacinas desenvolvidas pela Fiocruz. Esta unidade ajudará a atender as necessidades – afirmou a Nisia.

Ela destacou ainda a necessidade da fundação contar com uma estabilidade orçamentária para continuar trabalhando.

O deputado Christino Áureo afirmou que irá trabalhar pela Fiocruz não só destinando recursos como deputado federal, através de emendas, como através de apoio as áreas nas quais o instituto é referência como desenvolvimento de vacinas para as doenças tropicais mas também a rede Fio-Câncer.

– Tenho dedicado uma atenção especial a questão da prevenção de doenças, especialmente as tropicais como dengue, chicungunha, e outras. Respeito ainda o desenvolvimento de estudos na prevenção ao câncer, gerando conhecimento, produzindo medicamentos de ponta, trazendo novas terapias e distribuindo kits diagnósticos/prognósticos para a rede do S.U.S. A Fiocruz é portanto uma instituição que merece toda a nossa atenção devido a sua relevância na promoção da saúde do nosso país – avaliou o deputado.

Em 2018, a Fiocruz produziu 120 milhões de doses de vacinas, qualificou profissionalmente inúmeros profissionais para o Sistema Único de Saúde, garantiu acesso a medicamentos essenciais como antibióticos, anti inflamatórios, anti ulcerosos, analgésicos e produtos dermatológicos, e outras inúmeras ações que fazem da instituição uma das mais respeitadas no mundo.

O café da manhã que aconteceu no Palácio Mourisco, sede da instituição, na Zona Norte do Rio, contou com a presença das deputadas Benedita da Silva e Jandira Freghali, além dos deputados Marcio Labre, Aureo, Luizinho, Paulo Ramos e Sargento Gurgel.