01abr
Em: 01/04/2020

A MP 903 foi aprovada na Câmara e segue para votação no Senado Federal

O deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), que é veterinário e está sempre atento aos pleitos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV), destacou a importância da prorrogação, por dois anos, dos contratos temporários de 269 médicos veterinários aprovados em processo seletivo público, em 2017. A votação da Medida Provisória 903/19 foi pleiteada pelo deputado, em uma reunião por videoconferência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e aprovada, por unanimidade, em sessão virtual, na Câmara. A medida provisória – que tem validade até 15 de abril – segue para análise do Senado Federal.

– A prorrogação dos contratos permite que o médico veterinário continue exercendo um papel fundamental, não só na saúde animal, na qualidade dos alimentos, mas também na saúde pública, evitando as zoonoses, doenças infecciosas capazes de serem transmitidas entre animais e seres humanos. Portanto, ter uma equipe atuante e bem preparada no Ministério da Agricultura nos dá tranquilidade para que o Brasil se mantenha como um grande produtor e exportador de proteínas animais e cuide da saúde da população – afirmou Christino.

Orçamento

De acordo com o governo federal, a prorrogação dos contratos temporários de médicos veterinários que executam atividades de auditoria fiscal agropecuária terá um impacto orçamentário estimado de R$ 73,5 milhões, previsto no orçamento de 2020.