15jan
Em: 15/01/2020

À frente da Casa Civil estadual, o deputado trabalhou para elaboração do convênio e implantação do Fised

Os indicadores da Segurança Pública em Niterói vêm melhorando a passos largos. Dados do Observatório de Segurança Pública do município, divulgados no início do mês, mostram novas quedas nos índices de criminalidade. A redução do roubo de veículos em dezembro, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi de 76,32%, sendo considerado o melhor indicador dos últimos 15 anos. O roubo de rua apresentou ainda uma redução de 52,39% (somatório de roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de celular). O deputado federal Christino Áureo comemora os avanços.

– O prefeito Rodrigo Neves soube aproveitar muito bem a janela de oportunidades que abrimos em agosto de 2017. Quando eu estava à frente da Casa Civil do governo Estadual, estabelecemos o convênio para implantação do Niterói Presente, uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. O convênio seguiu o modelo de sucesso das iniciativas implantadas em parceria com a prefeitura do Rio na época – afirmou o deputado.

Para o seecretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, coronel Gilson Chagas, a redução dos índices reforça que o município estava no caminho certo.
– Os números mostram que, com investimentos em inteligência e cooperação das forças públicas, é possível avançar no combate à criminalidade. Vamos continuar cooperando com o Governo do Estado para termos, cada vez mais, uma segurança pública eficiente – comentou Chagas.

Além do Niterói Presente, a prefeitura investiu também no Proeis, que também colabora para o aumento do policiamento na cidade, e outras políticas públicas do Pacto Niterói contra a Violência, elaborado pela Prefeitura e pela sociedade civil.

A implantação do Fundo Estadual de Investimento e Ações de Segurança Pública (Fised), criado por Christino Áureo à frente da secretaria de Estado da Casa Civil, também garantiu investimentos em segurança pública mesmo em tempos de crise. Parte da receita de royalties de petróleo do pré-sal são destinados ao Fundo, garantindo verbas carimbadas para a segurança no estado. Mas para o deputado, nada disso tem resultado se os municípios não trabalharem em conjunto com o governo estadual.

– O prefeito Rodrigo Neves teve a sensibilidade e competência para encarar esse problema de forma certeira. Ao envolver outros órgãos públicos, a sociedade civil e destinar recursos compatíveis para combater a violência, ele vem conquistando o sucesso que é esse modelo de Niterói. Aqui na Câmara venho defendendo ainda maior envolvimento do governo Federal. É preciso que o país faça uma força tarefa para o combate a violência. Com isso ganha os moradores, ganha o estado e ganha os municípios, que se tornam mais atrativos para investimentos e geração de empregos – avaliou.