12Maio
Em: 12/05/2020

O deputado destaca a importância da unidade para o município e ressalta os investimentos em saúde que conquistou para a cidade durante a sua vida pública

A Covid-19 já está presente em 86 municípios fluminenses, segundo dados do Ministério da Saúde, e o número de pessoas infectadas sobe mais no interior do que na Região Metropolitana. Ciente das dificuldades que enfrenta o sistema de saúde pública fluminense, o deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) vem destinando recursos para o Estado e municípios. Segundo ele, nestas cidades, a estrutura para tratar a doença é deficitária, e é preciso dinheiro para o enfrentamento da pandemia. Nesta semana, ele destinou R$ 2 milhões para o Hospital São João Batista, de Macaé, que atende não só ao município como a diversos outros do seu entorno.

– Investimentos em saúde têm sido a minha luta desde o início do mandato e, agora, neste momento de pademia, em que vemos a dificuldade do estado e municípios em oferecer atendimento para todos, estamos reforçando nossos pedidos por mais recursos. As unidades de saúde têm dificuldades para adquirir equipamentos de proteção para os profissionais de saúde e outros materiais necessários para tratar os infectados. Temos que unir todas as forças para minimizar os efeitos da Covid-19 na vida da nossa população – avalia o deputado.

Segundo o diretor administrativo do São João Batista, Sávio Rangel Mussi, o recurso será essencial para o hospital, que hoje apresenta déficit, custear os investimentos extras de combate ao coronavírus.

– Sem esta emenda do deputado Christino Áureo teríamos dificuldades para atender até os pacientes que não estão com o coronavírus. Todas as nossas cirurgias eletivas foram canceladas para nos prepararmos para atender aos pacientes infectados, e isso causa uma queda consistente na nossa receita. Esses recursos são fundamentais para manutenção dos serviços do Sistema Único de Saúde em Macaé – explica o diretor.

Por enquanto, todos os casos de coronavírus do município estão sendo encaminhados para o HPM, mas o São João Batista já tem parte de leitos de UTIs reservados para atender aos infectados. O hospital, hoje, atende pacientes não só de Macaé, mas de municípios da Região Norte, Baixadas Litorâneas e, até mesmo, da Região Metropolitana.

– Por ser referência em atendimento de alta complexidade em cardiologia, o São João Batista é uma unidade importante do nosso estado. E cerca de 70% do atendimento da unidade é para usuários do SUS. Com uma equipe de primeira linha, o hospital presta um serviço essencial para diversos municípios, além de Macaé. Quem acompanha minha trajetória sabe que sempre me preocupei muito com a saúde da população na minha cidade: trouxe duas UPAs 24h , consegui a liberação do antigo fórum para ser transformado em hospital pediátrico, consegui a alta complexidade em cardiologia para o Hospital São João Batista e muitas outras iniciativas. Colaborar com a irmandade neste momento, é motivo de grande satisfação . Mais do que isso : retribuição. Afinal, foi a maternidade onde nasci, assim como alguns de meus filhos. Tenho enorme respeito e carinho por toda a equipe do hospital – afirmou Christino Áureo.