17jul
Em: 17/07/2020

Na ocasião, o presidente do órgão, Leonardo Rolim, se comprometeu a operacionalizar o convênio com Previ, Funcef e outros fundos

O deputado Christino Áureou participou, nesta sexta-feira (17), de encontro virtual com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, com o presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, Reinaldo Fujimoto, e representantes da Previ, Funcef e Abrapp , a fim de regulamentar a operacionalização do convênio entre o INSS e fundos de previdência complementar.

A iniciativa permite o recebimento dos benefícios de aposentadoria do INSS, que continuarão a ser pagos na folha de pagamentos dos fundos de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, Caixa e outros. A renovação do convênio foi possível graças a uma articulação do deputado na Câmara Federal.

– Fizemos uma série de encontros entre representantes da ANBB, Previ, Funcef, Abrapp e outros, para elaborar a emenda à MP 936, que regulamenta o convênio. Conseguimos aprovar no Congresso e vamos acompanhar os trabalhos até que as operações estejam regulamentadas. Isto é o mínimo que posso fazer pelos colegas do Banco do Brasil, instituição que trabalhei tantos anos e da qual me orgulho tanto. Foi um encontro proveitoso. Contamos com toda a atenção do presidente do INSS, Leonardo Rolim – afirmou Christino Áureo.

Por meio da MP 936/20, ficou permitido que o INSS pudesse celebrar acordos com entidades fechadas de previdência complementar, como a Previ, Funcef e outras. Num prazo de 10 dias, o instituto de previdência apresentará Instrução Normativa para regulamentar a operação e se comprometeu a viabilizar que os procedimentos possam ser feitos digitalmente.

O encontro contou com a partcipação de Marcia Castro Moreira (Previ), Marcel Barros (Previ), Renato Vilela (Funcef), Vanderlei Vale diretor de benefícios da Funcef, Renato Augusto Zagallo Vilela (Funcef), Alessandro Roosevelt, Lauro Iatskiu Jr., Alecxandro Pinho Carreiro e Luis Ricardo Martins (ABRAPP).