26ago
Em: 26/08/2019

Outras áreas da saúde, educação, agricultura e segurança pública serão contempladas

Destinar recursos para a descentralização do tratamento de câncer no estado do Rio é a principal proposta do deputado federal Christino Áureo. O assunto foi tratado nesta segunda-feira (24) durante encontro da bancada de deputados federais fluminense com o governador Wilson Witzel, no Palácio Guanabara, Zona Sul do Rio. Segundo Christino Áureo, está sendo elaborado em Brasília o plano de definição do orçamento federal para 2020, e caberá aos deputados federais de todo o Brasil destinar recursos específicos para os seus estados.

– Nesse orçamento, deputados terão uma cota de valores dentro do orçamento federal para investimentos nos seus estados. O governador nos chamou ao Palácio para definirmos áreas prioritárias para aplicação destes recursos. Os recursos irão para a área de saúde, segurança pública e educação. Por enquanto os planos de trabalho são amplos, mas o governo do Estado estará nos enviando os projetos para que cada deputado coloque dentro do sua cota no orçamento do executivo federal.

Para Christino, a descentralização das unidades de tratamento de câncer é uma das áreas prioritárias dentro da pasta da saúde. Em entendimento com o secretário de saúde, Edmar Santos, ficou acordado que os recursos destinados pelo deputado serão para levar ao interior unidades que façam tratamento de quimioterapia, radioterapia e outras aplicações necessárias aos pacientes com câncer.

– Não podemos deixar que as pessoas do interior, que já sofreram cirurgias sérias para o tratamento do câncer, tenham que continuar a andar 300 a 400 quilômetros para realizar aplicações de quimioterapia, radioterapia outros tratamentos. Nossa proposta é dotar unidades nas regiões que atendam aos municípios do seu entorno e tornem menos dolorosa a vida dos pacientes oncológicos – afirmou o deputado.

Destinar recursos para educação e segurança pública também será uma iniciativa de Christino Áureo

– Estamos estudando, mas devemos destinar recursos para as Faetecs e outras unidades que visem a capacitação da população. Esse é um tema que sempre trabalhei muito para desenvolver e  quero continuar atuando, assim como na segurança pública. Tive a grande satisfação de criar o Fundo Estadual de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised), que tem ajudado muito na realização de investimento nesta área. Mas sabemos que ainda é preciso mais recursos para o combate a violência. Por isso estaremos destinando verbas complementares ao Fised, porque na segurança ao longo dos anos, os gastos com o custeio cresceram mais do que os com investimentos. É importante portanto que haja recursos federais para a área – explicou.

Além dos recursos definidos hoje, Christino destinará ainda emendas parlamentares para a agricultura e estradas rurais.

– Vamos levar recursos para todas as Regiões do Estado. Norte Fluminense, Noroeste, Serrana, Baixadas Litorâneas, Centro Sul e Região Metropolitana serão contempladas.