04nov
Em: 04/11/2020

Setor, com forte atuação de Christino Áureo, é o único que fechará 2020 com crescimento, segundo Ipea

Em meio a uma pandemia de impacto catastrófico no país, o Agronegócio mantém o seu bom desempenho e mostra por que é um dos pilares da economia brasileira. Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam alta de 0,4% no segundo trimestre de 2020, o único entre os segmentos mais importantes que apresentou alta. É o único setor, também, que apresentará crescimento no fim de 2020, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

Membro da diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) tem sido atuante no tema e em medidas que favoreçam o setor, especialmente no Estado do Rio, onde trabalha com o segmento há muito tempo, desde a época em que foi Secretário Estadual da Agricultura.

– O agronegócio é uma força da nossa economia e tem mostrado mais uma vez isso. Mesmo durante uma crise tão grave como a que vivemos, apontou crescimento, inclusive no comércio exterior, com exportações de carne suína, bovina, aves e açúcar. Temos que continuar trabalhando para esse cenário ficar ainda melhor e refletir na retomada – afirma Christino Áureo.

Ele tem trabalhado firmemente na Câmara dos Deputados pelo setor. Recentemente, o deputado criou o Projeto de Lei 4478/20, que tramita na Casa. Ele estabelece o Sistema de Avaliação e Certificação Ambiental, Social e de Governança (SISASG), uma certificação à produção do segmento agro, que atende aos preceitos de ASG (Ambiente, Social e Governança), e critérios para certificação das empresas que respeitem o meio ambiente, tenham práticas socialmente justas e foco na governança. Elas receberão um selo de conformidade.

– A certificação da produção agropecuária é o resultado das exigências dos consumidores que buscam qualidade, preço justo e garantia de sustentabilidade ambiental. Seguimos trabalhado por ações que tornem o setor ainda mais forte para a economia do nosso estado e do Brasil e tragam benefício à toda a população, especialmente a que vive no campo – acrescenta o deputado.

Luta contra a pandemia

Na batalha para diminuir os efeitos da pandemia da Covid-19, Christino Áureo trabalhou por outras medidas essenciais ligadas ao setor, como a prorrogação para 15 de dezembro deste ano o vencimento de parcelas do crédito rural e o aumento dos limites de financiamento de industrialização para a agroindústria familiar, dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), um trabalho do deputado pela FPA junto ao governo. A Câmara já havia aprovado, em julho, auxílio emergencial de R$ 600 reais, que incluiu a população rural fluminense, agricultores familiares, feirantes, pescadores e outras categorias.