13fev
Em: 13/02/2020

Conversa com ministro Rogério Marinho buscou atender pedido de prefeitos e vereadores para levar recursos à população da região

O deputado Christino Áureo (PP-RJ) visitou, nesta quinta-feira (13), em Brasília, o novo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para tratar dos interesses dos municípios do Norte e do Noroeste Fluminense, seriamente afetados pelas fortes chuvas que castigaram a região nas últimas semanas. O objetivo foi apresentar itens prioritários para que recursos possam ser levados, de maneira emergencial, à população, sobretudo à de baixa renda.

– Foi um local dramaticamente afetado pelas chuvas. Houve perdas de vidas humanas e também prejuízos materiais para a população da cidade e, especialmente, para a do campo. Eu vim trazer a ele uma lista de prioridades, que me foi passada por prefeitos, vereadores e lideranças setoriais – explica o deputado.

Christino Áureo espera pela formalização, por parte dos municípios e do governo do Estado do Rio de Janeiro, dos laudos e relatórios sobre os graves problemas causados pelas chuvas e conta com uma atenção especial de Rogério Marinho.

Melhorias à população

– Aguardo, com o compromisso do ministro de agilizar procedimentos para que possamos, em breve, levar esses recursos e dar uma atenção para tanta gente que perdeu suas residências, sua condição de sobrevivência e, principalmente, que continua ameaçada pelo rompimento de barragens, escorregamentos de barreiras e que necessita de obras de encostas. Enfim, melhorando as condições de habitação, saneamento e proteção contra desastres.

O Ministério do Desenvolvimento Regional foi constituído pela união das pastas da Integração Nacional e Cidades. De acordo com o deputado, é um dos mais importantes para a vida do cidadão, porque cuida de habitação, saneamento, assuntos relacionados ao apoio à agricultura, por meio de irrigação, e outros temas.

– Tivemos uma visita de grande sucesso, porque é um ministro sensível, com o qual já temos um relacionamento de trabalho e de amizade. Isso só reforça a minha admiração por ele e a certeza da capacidade que certamente ele terá de tocar adiante os projetos desse ministério – conclui Christino Áureo.