10maio
Em: 10/05/2019

O deputado federal Christino Áureo entregou cinco tratores equipados com suplementos agrícolas em Campos dos Goytacazes. O evento foi na manhã desta sexta-feira (10) no Polo Agroalimentar, antigo Ceasa da cidade. Além de produtores rurais, também participaram da entrega o prefeito de Campos, Rafael Diniz, o secretário municipal de agricultura Nildo Cardoso e o vereador campista Álvaro César.

Os equipamentos foram comprados com recursos federais recebidos através de uma emenda parlamentar de 2017 do ex-deputado Paulo Feijó, que não se reelegeu, mas o deputado Christino Áureo fez um esforço para garantir que a verba não fosse perdida. Para o deputado o apoio ao pequeno produtor é fundamental para alavancar a economia.

– Com menos de um mês de mandato eu já estava na prefeitura de Campos conversando com o prefeito e procurei no orçamento da União aquilo que fosse mais imediato em questão de resultado. O município tem vocação em várias áreas, e uma delas é a agricultura e os pequenos produtores precisam de apoio. Mais de 90% das propriedades tem menos que 10 hectares, um produtor que não tem capacidade pra comprar ou alugar um trator para o dia a dia. Então se não for o poder público ele não tem como arar a terra. O prefeito Rafael Diniz e o vereador Álvaro César me procuraram e eu pesquisei e vi que havia algumas emendas de deputados que não tinham sido reeleitos. No caso do deputado Paulo Feijó, ele nem buscou a reeleição. Nós conversamos e com menos de quatro meses de mandato a gente conseguiu dar resultados concretos na compra destes equipamentos – disse o deputado.

A Sandra Miranda é produtora rural do assentamento Josué de Castro, pra ela a economia gerada pelos equipamentos pode ser revertida em mais investimentos na plantação.

– Pode trazer muitos benefícios porque temos muitas dificuldades no campo para termos acesso a máquinas como esta. A agricultura agradece. Com isso nós teremos a oportunidade de fazer mais investimentos, plantar mais, colher mais. Pra gente vai ser uma maravilha, e eu agradeço muito o deputado Christino Áureo, e eu sei que este é só o começo, porque eu conheço o trabalho dele e sei que ele vai continuar ajudando o produtor rural do estado do Rio de Janeiro – afirmou.

Parceria Federal e Municipal

O prefeito de Campos, Rafael Diniz, disse que acredita que a parceria entre os órgãos públicos é fundamental para garantir investimentos mesmo em momentos de crise financeira.

– Eu sempre defendi que no momento de crise o caminho é a união. E nessa parceria do município com a câmara federal através do Christino Áureo a gente está trazendo todo esses equipamentos de alta qualidade para Campos. Eu quero ressaltar a importância do deputado Paulo Feijó que direcionou essas emendas para Campos e a grandeza do deputado Christino Áureo que ao assumir, de imediato buscou recuperar essas emendas de outro deputado e trabalhou para isso acontecer.

Durante a entrega o vereador Álvaro Cezar agradeceu o empenho do deputado Christino Áureo para trazer este investimento para Campos.

– Eu estou muito feliz como vereador estar recebendo esses tratores com a ajuda do deputado Christino Áureo. Agora os recursos estão chegando pra ajudar os produtores de Campos dos Goytacazes – afirmou.

Para o secretário municipal de agricultura, Nildo Cardoso, com estes investimentos a prefeitura de Campos vai ter condições de atender a todos os produtores da cidade.

– Eu sempre acreditei que a gente precisa ter um patrimônio público para atender a população, e não existe melhor caminho que é levar os investimentos para melhorar a produção. Eu acredito que ano que vem a gente não vai precisar mais alugar máquinas, já que teremos condições de atendermos a todos os produtores de campos com tratores próprios. Concluiu.