17jul
Em: 17/07/2020

 Presidida por Christino Áureo, Frente deu posse ao secretário e recebeu estudo feito pela PUC-RJ, em parceria com a BRASILCOM

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (FREPER), presidida pelo deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), empossou, nesta sexta-feira (17), o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho, como membro do Conselho Consultivo. No encontro virtual, ainda foi analisado um estudo feito pela PUC-RJ, em parceria com a BRASILCOM, que analisa o cenário de refino no Brasil e o impacto gerado no mercado com a venda de parte das refinarias da Petrobras.

– É de grande enriquecimento da Frente Parlamentar a posse do José Mauro. Sempre tivemos, por meta, uma aproximação com os quadros do Ministério de Minas e Energia. A frente tem, por natureza, um vínculo forte com a pasta – afirma Christino Áureo.

– Para mim, é uma honra e uma grande oportunidade tomar posse como membro do Conselho Consultivo da FREPER. Espero poder contribuir tecnicamente nos temas de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – enaltece José Mauro Coelho.

Christino Áureo também destacou a importância do estudo sobre o quadro do refino no país. Segundo ele, é imprescindível que todas as discussões e decisões tomadas pela Frente Parlamentar sejam baseadas na ciência, com embasamento. O estudo ouviu profissionais dos segmentos de refino, distribuição, revenda, importação, operadores logísticos, órgãos reguladores e advogados especialistas, que falaram sobre os efeitos que o desinvestimento da Petrobras trará ao setor.

– Trata-se de trabalho primoroso produzido no ambiente acadêmico da PUC, com uma integração grande com o setor produtivo. É um conhecimento aprofundado da questão. Nós, parlamentares da FREPER, não nos contentamos com uma discussão superficial. Vamos nos posicionar sempre ouvindo, com profundidade, a ciência. É sempre mais seguro tomar decisões a partir da percepção mais profunda do assunto. Sempre ouviremos essas visões – reforça.

O deputado ainda confirmou que, para o próximo encontro da FREPER, a Petrobras já afirmou que estará presente para tratar e repercutir os pontos abordados no trabalho produzido pela PUC-RJ e pela BRASILCOM.

– A Petrobras que disse que aceita o convite para uma reunião. Ela deve apresentar a visão a respeito dos desinvestimentos da área de refino. Como desdobramento dessa discussão com a academia, este fórum procurará cumprir parte do processo de discussão e aprofundamento, uma vez que a Comissão de Minas e Energia não está instalada. Será muito importante o comparecimento da Petrobras e de suas diretorias na nossa próxima pauta – acrescenta Christino Áureo.