27set
Em: 27/09/2019

O deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), membro da Comissão Especial das Parcerias Público Privadas, na Câmara, participou, nesta sexta-feira (27), de uma mesa-redonda sobre PPPs, Concessões Públicas e Fundos de Investimento em Infraestrutura, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Durante o evento- que contou com a participação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia; do presidente e do relator da Comissão Especial das PPPs, deputados João Maia e Arnaldo Jardim e demais convidados-,Christino destacou a importância para o Rio de Janeiro, do projeto de lei (PL 3453/08), que está sendo debatido na comissão especial, e que vai alavancar o crescimento econômico do estado do Rio e de todo País: as parcerias público privadas.

– Todos nós sabemos da dificuldade do governo do estado do Rio, que está em recuperação fiscal, e da maioria dos municípios em relação ao orçamento, cujos recursos são usados, em grande parte, para o custeio, a folha de pagamento e a própria sobrevivência dos entes federados. Portanto, temos que encontrar uma solução para os investimentos. E a melhor alternativa é a parceria com o setor privado para solucionar problemas sérios como a manutenção das estradas; a construção e a manutenção das redes públicas de saúde e de educação, e de setores de infraestrutura como saneamento, transporte, entre outros- pontuou Christino.

Na avaliação do deputado, a condução do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), na agenda econômica do Brasil tem sido fundamental com a votação da Reforma da Previdência; a PEC da Cessão Onerosa, no Senado, e em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara; a Reforma Tributária, e as PPPs, cujas comissões especiais, ele participa.

Ele destacou ainda o papel da Câmara e de cada deputado federal, na votação das parcerias publico privadas, cuja relatoria na comissão especial é do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

-Não tenho dúvidas, de que o evento de hoje, na FGV, com a participação do presidente Rodrigo Maia, do amigo e deputado federal Arnaldo Jardim, que está relatando PL 3453/08, das PPPs, e de tantos convidados vai ter mais densidade, e vamos encontrar caminhos para novos investimentos- disse Christino.

Arnaldo Jardim afirmou estar impressionado com as sugestões dadas pelo deputado, não só na comissão especial das Parcerias Público Privadas, mas também no evento da Fundação Getúlio Vargas, e elogiou o trabalho de Christino Áureo, a frente da Secretaria da Casa Civil, no governo do estado do Rio.

– Várias pessoas se referiram a você como um secretário que complementou, dinamizou e deu sustentação para que concessões e parcerias público privadas ampliassem o investimento e a qualidade do serviço prestado no Rio de Janeiro. Parabéns pelo trabalho!