10ago
Em: 10/08/2019

A moção de aplausos foi uma indicação do vereador Antônio Elias Ancelmé

O deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) foi homenageado pela Câmara Municipal de Italva na noite desta sexta-feira (8). A moção de aplausos foi oferecida pelo vereador Antônio Elias Ancelmé devido ao trabalho desenvolvido pelo deputado em prol do desenvolvimento da agropecuária do município. Christino Áureo destacou que continuará trabalhando em Brasília para obter avanços para Italva e toda a Região Noroeste Fluminense.

– Estou muito feliz com a homenagem que recebi do amigo de longa data, vereador Antonio Elias Ancelmé, e da Câmara Municipal de Italva. Nossas ações em prol da agricultura do município e da Região foi reconhecido, e isso nos dá mais força para continuar os trabalhos, agora na Câmara Federal. O programa Rio Rural que implantamos junto com a ex-presidente Emater Stella Romanos, toda equipe da empresa de extensão rural e da secretaria de agricultura investiu cerca de R$ 10 milhões na agricultura sustentável – afirmou Christino Áureo.

O deputado fez questão ainda de lembrar que o senhor Almerindo Correa da Silva, da Microbacia Valão Carqueja, representa muito bem a classe de produtores rurais de todo estado.

– Ao falar de Italva não posso deixar de falar do “seu” Almerindo, nosso “garoto” propaganda do Rio Rural, um programa muito bem elaborado pela coordenação, em especial o Nelson Teixeira e a Helga Hissa, mas que sem a força de vontade dos agricultores familiares e da da COPAFI (Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria de Italva) não teria obtido o sucesso que conquistou.

O programa Rio Rural já beneficiou aproximadamente 50 mil famílias de pequenos produtores de 78 municípios fluminenses. Desenvolvido pelo deputado Christino Áure quando estava à frente da Agricultura estadual, o programa implantou práticas de manejo sustentáves em 1,5 milhão de hectares e foi responsável pela preservação de 8,290 nascentes nas áreas rurais fluminense. A ideia do Christino Áureo é que seja criado um Programa Nacional de Microbacias que levará o desenvolvimento sustentável para todo Brasil.
Representando o deputado na solenidade, a presidente da Emater-RJ, Stella Romanos, ressaltou ainda que além do Rio Rural, Christino desenvolveu diversas ações importantes como o apoio as cooperativas e desenvolvimento da pecuária da carne e do leite na Região Noroeste.

– O trabalho do nosso deputado sempre foi incançavel para melhorar a vida do produtor rural. Quando era secretário, Christino conquistou incentivos para a atração de empresas lácteas e da carne, que levou a implantação de mais de 50 unidades no estado do Rio. A Região Noroeste foi uma das principais beneficiadas. Não podemos esquecer da sua luta para a liberação de recursos para as cooperativas, os chamados créditos retidos do ICMS. Com isso diversas cooperativas da Região poderam ter sua produção restabelecida. E o nosso apoio a COPAFI, foi muito além, assim como o trabalho desenvolvido na Fazenda Experimental da Emater, aqui em Italva. Foram muitas ações que agora terão continuidade no seu trabalho na Câmara Federal. O compromisso do Christino é realmente representar a classe produtora, o interior do nosso estado – afirmou Stella Romanos.

Na sessão solene que teve ainda como homenageados a ex-presidente da Emater-RJ, Stella Romanos, os coordenadores do Rio Rural Nelson Teixeira e Helga Hissa, contou com a presença do deputado estadual Jair Bittencourt, o presidente da Câmara Alcirley de Campos Lima, o vereador Antonio Elias Ancelmé e todos os vereadores, além de presidentes de associações, cooperativas e sindicatos rurais.